quinta-feira, 28 de abril de 2011

Como estudar a Bíblia


Ao estudar a Bíblia e preciso distinguir o que texto bíblico ensina como principio teológico permanente, daquilo que simplesmente registra como fato.

Calvino acreditava que um texto deve ser lido no seu contexto histórico e com uma narrativa interligada, ele também deu grande ênfase ao significado real das palavras e censurou as tentativas de alterar isto simplesmente para ajudar a estabelecer este ou aquele ponto doutrinário ou teológico.

Ao fazer nossos estudos bíblicos, temos que ficar atentos ao contesto histórico, para poder, entender de maneira correta o que realmente é dito na Bíblia, para não cometermos erros, heresias, e criar falsas doutrinas baseadas em textos isolados.

A bíblia é um registro histórico do relacionamento do salvador Deus, com seu povo, através da “Aliança” ou “Pacto” que Deus fez com eles, este relacionamento cresceu e se desenvolveu com o passar do tempo, ate se cumprir em Cristo.

A interpretação pactual (Aliancista), é uma maneira muito voa de demonstrar como o Antigo Testamento continua sendo a “Palavra de Deus”, embora parte dele não se apliquem mais a nós atualmente.(“Testamento é o mesmo que aliança, tanto no Hebraico quanto no Grego”). As leis relativas a alimentos que aparecem em Levíticos 11 por exemplo, foram dadas como parte da aliança que Deus fez com Israel, através de Moises, mas quando cristo veio, elas deixaram de ser relevantes, e assim, puderam ser descartadas.

Isto não significa que estas leis não tenham vindo de Deus, mas com as circunstâncias passaram a ser outras, fez-se necessário uma nova aplicação deste antigo ensinamento, esta aplicação foi fornecida por Jesus, que reinterpretou de forma Radical a Aliança

A vinda de Cristo alterou as condições em que um determinado texto do Antigo Testamento era aplicado originalmente?

È provável que alguns textos devem ser usados de forma diferente hoje, por exemplo, aquilo que o Antigo Testamento diz sobre os sacrifícios que em tempos antigos eram oferecidos no templo ( que hoje já não são mais realizados), pode esclarecer o significado da morte de Cristo na cruz, como sacrifício em nosso lugar.

Também temos que fazer distinção do principio teológico e o principio histórico, Por exemplo: nós cristãos somos chamados para ser imitadores de Cristo, isto significa compartilhar suas atitudes e convicções, e viver de forma que ele aprova, e não se tornar carpinteiro como ele era, e nem se vestir como ele.

A Bíblia é a palavra de Deus, revelada aos homens em diversos momentos, lugares e situações, temos que estudar sempre, não devemos abandonar os estudos da Palavra de Deus. Temos que estar com nossa vida fundamentada nestas palavras.

Sempre faça uma oração antes da leitura da Bíblia, pedindo para que Deus te de sabedoria para entender sua palavra, busque a essência da palavra de Deus, preste sempre atenção no contexto, use sua imaginação para entender os momentos que estão sendo relatados no texto, busque referencias em outros texto biblicos, uma boa maneira de estudar a Bíblia é em grupos, isso facilita o entendimento, busque sempre a revelação de Deus em sua palavra, a Bíblia é muito mais que um livro, temos que entender que também a uma essência espiritual, trate a com respeito, Leia a Bíblia.


Jhonatan Machado

Fonte Bibliográfica: Manual Bíblico SSB. 2008 – Sociedade Bíblica do Brasil / estudoepalavragospel.blogspot.com

Um comentário:

  1. Boa noite

    Bem-Aventurado aquele cuja transgressão é Perdoada!

    SALMO 32
    1 BEM-AVENTURADO aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.

    2 Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.

    7 Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento. (Selá.)

    Abraços

    ResponderExcluir