quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dizendo Não Para As Coisas Que Contaminam

Daniel 1.1-21
O mundo apresenta constantes mudanças. Também mudam as atitudes,   comportamentos, hábitos, linguagem, etc. e algo que era proibido há poucos dias, já se encontra liberado em nossos dias.
Muita coisa hoje é descartável. E nos tempos atuais, infelizmente, até alguns princípios bíblicos estão sendo lançados fora. E alguns perguntam: “Afinal, o que fica e o que passa?” – este tipo de questão preocupa muita gente. E hoje o nosso estudo pretende abordar o assunto, a partir da rica experiência de Daniel e seus amigos.
A Babilônia já foi considerada como uma das mais poderosas civilizações do mundo e um dos mais importantes centros da antiguidade. E o povo de Deus, Israel, se tornou escravo da Babilônia, nos tempos de Nabucodonosor. Procurando servos para servir em sua corte, foram escolhidos 4 rapazes escravos. Eles estavam longe de casa, em uma nação adiantada para a época, com uma cultura bastante diferente e cheia de desafios e oportunidades. como você agiria se tivesse o privilégio que esses rapazes tiveram?
Aproveite para aprender com Sadraque, Mesaque, Abede-nego e principalmente Beltessazar (Daniel), preciosas lições sobre as oportunidades e desafios que se apresentam no mundo desenvolvido em que vivemos; e, de situações aparentemente privilegiadas mas,  que terminam por prejudicar as nossas vidas.

1.  VALE A PENA SE PREPARAR BEM!
No verso 4 vê-se a importância de se preparar bem: o rei procura jovens que possuam condições de assistir em sua corte.
A quem o rei escolhe?  Hoje, há uma grande concorrência em todas as áreas. Mas sempre haverá oportunidades para os que se encontram devidamente preparados. VOCÊ que é jovem deve aproveitar os dias de sua juventude, dedicando-se à leitura de bons livros, valorizando os estudos (principalmente a escola) e se ocupando com programas bem instrutivos (mesmo os da TV), que poderão ajudá-lo a obter uma formação adequada. E aí, você terá mais chances na vida... Muitas portas se abrirão para você, desde que você se prepare bem.

2.  NÃO SE CONTAMINAR
Os nossos 4 amigos – Hananias, Misael, Azarias e principalmente Daniel – tinham propósitos bem definidos. Mas, eles sabiam que muitos alimentos eram dedicados a ídolos, e tomaram a seguinte decisão: “não se contaminar”.
Muitos estão se vendendo e se contaminando com alguns “venenos” comuns à nossa época. Fala-se em preservar o meio-ambiente, evitar a poluição doa ar, ingerir alimentos puros, etc. Isto é muito bom! Precisamos de melhores condições de vida. Mas, muitos estão se contaminando o seu corpo, o seu caráter, a sua moral por qualquer coisa. Cuidado para não se contaminar com tantas coisas oferecidas para você. Valorize a sua vida e os seus valores, não se contaminando (II Co 6.14 - 7.1).

1.  UM INSTRUMENTO DE DEUS PARA INFLUENCIAR O MUNDO
Deus abençoou aos quatros rapazes, que se mantiveram firmes (re-leia os vv. 15 a 20). Eles foram capazes de suportar as pressões e causaram um “grande impacto” em seu tempo, sendo aprovados pelo próprio rei que os considerou melhores do que os demais.
Deus quer usar VOCÊ para transformar coisa desse mundo. VOCÊ pode ser o instrumento de Deus para modificar, pelo menos, algumas situações da vida. Mas, para isto é preciso firmar os seus valores, fortalecendo-se na Graça de Deus. Diga em oração: “Senhor, fazei de mim um instrumento de tua paz”, diga em alto e bom som: “Eu sou um instrumento de Deus para transformar o mundo”

Sabe o que acontece quando não se contaminamos? Deus dá livramentos, ele livrou três da fornalha de fogo ardente, e Daniel da fome dos leões, e fazendo dele Presidente (Dn 6.2) que se destacou melhor do que os outros (v.3).  Deus os abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário